Artigos: http://www.scribd.com/swami_kanan
Vídeos: http://www.youtube.com/watch?v=rSU8ftmmhmw
O homem mais feliz do mundo?
Segundo a ciência, o monge francês Matthieu Ricard é o homem mais feliz do mundo, mas ele diz que a questão do título não importa. Mergulhe na mente do budista (e Phd em biologia) e entenda por que você não precisa viver em um mosteiro para ser feliz. Basta começar a meditar.
Conto que o procuro por causa de um spam. Ele sorri, abana a cabeça e dá um suspiro profundo. "Nunca teria me autoproclamado como o homem mais feliz do mundo. Isso começou com um documentário da televisão austríaca. Em seguida, o jornal britânico 'The Independent' publicou uma reportagem anunciando que eu era a pessoa mais feliz do mundo", afirma. "O que aconteceu é que participei de um estudo na Universidade de Wisconsin [EUA], para medir os benefícios da meditação. Todos os 12 voluntários possuíam uma longa experiência, com mais de 10 mil horas de práticas meditativas", diz Ricard.
O título de "homem mais feliz do mundo" de Matthieu Ricard é dividido com ao menos mais um monge budista. O nepalês Yongey Mingyur Rinpoche participou das mesmas pesquisas que Ricard, supervisionadas pelo professor Richard Davidson, da Universidade de Wisconsin (EUA). Rimpoche também alcançou elevados índices de atividade das ondas gama. Escreveu um livro, já traduzido para o português, "A Alegria de Viver". Seu colega Matthieu Ricard assinou o prefácio da edição francesa. "Em sua essência, o budismo é muito prático", escreve Mingyur Rinpoche. "Trata-se de fazer coisas que encorajem a serenidade, a felicidade e a confiança - e evitar outras que provoquem a ansiedade, a desesperança e o medo."
Artigo completo: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG84137-7943-205-2,00-ESTE+E+O+HOMEM+MAIS+FELIZ+DO+MUNDO.html
Meditação Budista estudada cientificamente
Português: http://www.youtube.com/watch?v=hzPM8hAgmpA
Tibetan Buddhist Monks - Meditation and Science - Teste em monges
http://www.youtube.com/watch?v=R-wuOYlxMSY
Nenhum comentário:
Postar um comentário